terça-feira, 8 de julho de 2008

Pois bem, vamos a alguns fatos e algumas dúvidas

Primeiro filhotão de Bebê & Louro
Segundo filhotinho de Bebê & Louro
Primeiro, reparem bem nestas fotos. São os dois filhotes de Bebê & Louro que Zizi & Nego trouxeram à luz, já que os pais biológicos debandaram, abandonando os ovos cerca de uma semana antes de eclodirem. Olhem bem os olhos dos dois babies e me digam ...

... é impressão minha ou estes olhos são vermelhos?
A pergunta tem muito cabimento: ao olhá-los na claridade da área em que ficam, eles me pareceram bem avermelhados. Calôs albinas têm olhos avermelhados.
Os albinos têm grande valor entre os criadores, mas eu não sei se as bochechas dos caras-amarelas, que são o tipo de calôs que tenho, também se colorem de abóbora-avermelhado quando se tratam de especimes albinas. Notem que o filhotão já começa a apresentar peninhas avermelhadas na bochecha. O filhotinho é tão "inho" que só tem penugem, por enquanto, e seus olhos nem se abriram por completo.
O filhotão tem uma sujeirinha entre o nariz e o topete, mas não é dele e sim da bagunça que fazem no ninho. Ambos têm, no bico, resquícios da papa que comecei a dar-lhes hoje para ajudar Zizi & Nego na alimentação da ninhada, pois eles me parecem cansados... é muita boca aberta pedindo papá!
Em minhas leituras sobre calôs e nas discussões do grupo sobre calopsitas do Yahoo!, de que participo para aprender, fiquei sabendo que as calôs albinas são mais frágeis e vivem menos que as não-albinas. Em geral, as calopsitas vivem entre 15 e 20 anos, mas não sei quanto tempo podem viver as albinas.
Tudo isso estou perguntando para quem cria e entende mais sobre esses bichos tão fofos. E vou contar a vocês. É só aguardarem.