quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Explicando a explicação

Um comentário de Lu Girão no sistema de comentários do nosso blog Tagarelas Assumidas (para ver o post e o comentário, clique AQUI e AQUI) me mostrou a necessidade de uma explicação. Então me explico abaixo das fotos utilizando minha própria resposta a ela.

"Lu,
Não que eu odeie esportes, muito menos os olímpicos. Mas é o que Lis falou: até o escroque Daniel Dantas fica esquecido nessa época. Acho que teríamos que pensar e realizar com muito mais intensidade a preparação e educação esportiva e também formal de nossos jovens o tempo todo, não só para Olimpíadas e torneios. Não vi nada ainda desta edição porque não assisto à TV e tenho muito pouco tempo para ler, infelizmente.
Nossos atlettas olímpicos em geral me causam pena: não têm estrutura e infra-estrutura para se prepararem para eventos assim. Lançam-se aos esportes com a cara, a coragem e muitas vezes por não terem outras oportunidades na vida. Suas chances são pequenas no enfrentamento a atletas de nações mais organizadas para isso. É triste. É tristíssimo saber que nossas Daianes, Diegos, Danieles, Jades, Anas, Ethianes se contentarão com o quinto ou sexto lugar no cômputo geral da ginástica mundial nesta Olimpíada. São humildes porque não têm como não ser.
Acho aviltante. Eles mereciam mais se tivessem mais preparo. Mas cadê verbas, patrocínios, infra-estrutura etc.? Mais triste ainda é saber (sem nem ter visto) que os grandes anunciantes que poderiam ser seus patrocinadores preferem investir milhões em publicidade nas emissoras que retransmitem as provas. Por que não investem em esportes e atletas?
Pelo menos uma parcela do que tais anunciantes gastam com marketing e publicidade de seus produtos, engordando e enriquecendo as emissoras de TV/rádio e jornais, revistas, mídia em geral, não seria melhor aplicada em patrocínio aos atletas amadores brasileiros?
O que querem é ganhar dinheiro. Mas o que vende mais? Para mim, torna-se mais interessante comprar algo de empresas que me dão a certeza de que nossos atletas, principalmente os olímpicos que não são estrelas milionárias como Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, são incentivados e patrocinados por elas.
Está certo, admiro anúncios com lindas ou interessantes e talentosas estrelas das artes, globais ou não, modelos e aqueles figurantes dos castings das agências de publicidade. Mas tem produtos que parecem "pedir" atletas, portanto jovens da "geração saúde", como estrelas de seus comerciais. Ou não. Talvez eu esteja exagerando. Mas, particularmente, eu os prefiro a outras estrelas até talentosas, interessantes e trabalhoras, porém um tanto mercenárias.
Beijoca!".
Por favor, usem o sistema de comentários do post abaixo.