segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Bebê & Loro se acertaram quanto ao choco

Até que fim, e ao que seu comportamento indica, o casal de loirinhos Bebê & Loro chegou a um consenso sobre seus turnos de chocar: Bebê passa a noite no ninho e Loro passa o dia. Ele já sabe seu lugar: se ela entra no ninho e ele está sobre os ovos, imediatamente se afasta, dando-lhe o lugar. Para fazer esta foto, tive que abrir o ninho e ele rapidamente recuou para perto da parede, pensando que ela é que estava entrando ali. Como não era, tomou a defesa dos ovos. Reparem em seu jeitão belicoso (mas é só firula... nunca me agride).Acho lindo quando ele a coopta para dentro do ninho a poder de um belo canto baixinho. Fico fantasiando que ele canta palavras de amor e ela se derrete. Isso não era necessário no caso de Zizi & Nego, mas agora, se ele não afinar a voz e adoçá-la, talvez na próxima ninhada passe sozinho os dias de choco, já que ela está adorando a "moda" lançada por Bebê de querer que o ninho se exploda enquanto o dia está claro e ele, Nego, que tome conta, enquanto ela sassarica com a amiga de penas, toma banho, vem me pedir carinho, vai visitar os filhotes.Bebê é mansa, mas nunca foi de muitos salamaleques comigo como é Zizi. De uns dias para cá, quase pira de alegria quando acordo e vou descobrir os viveirinhos. Vem correndo para o meu ombro e me acompanha um tempão, enquanto preparo meu café da manhã e, depois, o dos filhotes dela e Zizi, que estão com cerca de 45 dias e ainda são alimentados por mim. Só que é ciumenta. Percebi isso ontem e vou contar:
Preparo os alimentadores manuais com a papa dos filhotes e os apóio em um prato fundo que reservei só para isso. Depois de alimentá-los, encho o prato com água para lavar tudo. Primeiro lavo os alimentadores, trocando sempre a água do prato para a papa já ir saindo. Não é que ela deu de tomar banho nele? Tenho que esperar a graciosa se banhar para então lavá-lo com água e detergente.Depois desse banho, ela vem para o meu ombro e penteia pena por pena com o bico. Nesta etapa, quase sempre é acompanhada por Zizi, que não consegui fotografar porque hoje faz menos frio e pude abrir mais a janela telada e ela está lá, observando a rua e a vizinhança.Fiquem com as fotos. Eu sou meio besta e com o advento das câmeras digitais, com as quais podemos capturar inúmeras cenas sem nos preocupar em enviar para revelação e cópia, praticamente vivo com a minha pendurada no pescoço :-)
Boa semana para todos!