domingo, 20 de julho de 2008

Os bebês-calôs não são albinos. Quanto ao cocô deles... Bom, vamos lá...

Gente, notícia quentinha: não, não e não, o cocô dos filhotes não é depositado pelos pais-calôs nas frestas do ninho, não. Uma das moderadoras do Grupo de Calopsitas de que participo, criadora experiente e especializada, esteve aqui e me corrigiu. É o seguinte: os próprios filhotes, ao sentirem vontade de fazer cocô, dão dois passos para trás, para não sujarem o local em que estão. Não é fantástico? Como é que nascem já sabendo? Definitivamente as calôs, apesar de bagunceiras, são higiênicas pra dedéu. Já nascem assim. Mistérios da natureza que os humanos deveriam se esforçar para adotar em suas vidas.
Só fico meio triste por não poder ver este bolero do cocô, com dois pra lá, dois pra cá, pra cocozar, rsrsrs É que o ninho é fechado e, obviamente, se eu abrí-lo eles não se comportarão naturalmente, certo? Mas uma coisa eu já vinha observando: até cerca de um mês de vida, eles sempre andam pra trás. É muito engraçado e curioso. Sei lá o que pensam (provavelmente temem... imaginem, eles olhando para um monstro humano tão enorme em relação ao seu pequeno tamanho), só sei que ao colocá-los fora do ninho, como agora que fiz as fotos deste post, eles caminham para trás, jamais ficando na posição que os coloquei.
Pois bem. Fiquei fora de casa sete dias, em viagem de férias. E ao voltar, me assustei com o tamanho dos pimpolhos. Eles crescem demais de um dia para o outro. Até o pequenino, o último filho de Bebê & Louro que veio à luz, que nasceu bem miudinho e eu inclusive me preocupei com sua sobrevida, já está empenando, é guloso que só (acho que por ter nascido por último, os maiores o atropelavam na hora em que os pais iam alimentá-los e ele ficava no "ora, veja!"; por isso comecei há uns 10 dias a ajudar os pais a alimentá-los e caprichava na mamadeira desse "baixinho"). Não é que o carinha "vingou"?

Só vou perguntar à Flavinha do grupo de calôs se faço bem em colocar uma pitadinha bem "inha" de Aminomix na papa dos filhotes. Por minha conta e risco, estou fazendo isso por causa do "nanico", rsrsrsrs Ele já é o xodó aqui em casa. Sabem aquele que é um desastre do tipo "jogaram fora o bebê e criaram a placenta"? Era ele. Mas tenho cá comigo que vai ficar lindão! Eles sempre ficam, é impressionante.
Nesta ninhada, como há três bebês de Zizi & Nego e dois de Bebê & Louro, nasceu de tudo. Especialmente os filhotes de Zizi & Nego são cada um de uma cor: tem neguinha, mais ou menos neguinha e carijozinha feito a mãe, que minha irmã, que é louca por Zizi, a quem chama de "serhu" por ela só faltar querer ir ao cabelereiro pra dar um "tapa no telhadinho" como nós, mulheres, sempre fazemos. Vaidosa como uma "ser humana", diz minha mana! Até parece mulherzinha, a danada! :-)
Fiquem com as fotos. Adoraria que me dissessem o que acham dos pimpolhos, tá? Mas sem estresse... se der para deixarem comentário ou enviarem e-mail, ok. Se não, ok também :-)
Ah! Então, ia me esquecendo! Sobre os filhos de Bebê & Louro serem albinos. Não, eles são lutinos, como o pai. Quer dizer, como Bebê é arlequim-canela, eles são uma mistura disso aí com lutino (acho que Flavinha vai me corrigir nisso tudo... sou atrevida e falo do que não domino, mas é a empolgação com meus pássaros ahahahaha).
Em tempo: Tecão já está com sua nova família (a do porteiro do condomínio onde moro) e virou "celebridade": até os vizinhos vão visitá-lo e querem sair na foto com ele. Avisei em casa que o próximo filhote metido a ter eternos minutos de fama, como ele, se chamará Zé Aparecido! Ou Maria Aparecida. Ou Cidinho, Cidinha... rs